As nuances da NR 17

Coisas parecidas e fáceis de serem confundidas da NR 17

Sobre essa norma, que trata de Ergonomia, há muitas definições e termos específicos que é preciso ficarmos atentos para não nos confundirmos. Veja:


Para o trabalho que PODE ser feito sentado: o posto de trabalho deve ser adaptado e planejado para esta posição. Aqui temos o exemplo de um atendente do caixa de um supermercado, que pode trabalhar tanto em pé, quanto sentado. Logo, seu posto deve ser adaptado com uma cadeira de modo a permitir que ele altere entre a posição de pé/sentado quando assim o quiser.

Para o trabalho que DEVE ser feito sentado: a partir da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), pode ser exigido o suporte para os pés que se adapte ao comprimento de perna. Portanto, ao ser feita a AET, caso ela aponte a necessidade de um suporte para os pés, este deve ser colocado no posto de trabalho.

Para o trabalho manual, sentado ou que tenha que ser feito em pé: alguns requisitos devem ser atendidos, a saber:
- altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com altura do assento;
- área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
- características dimensionais que permitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais;

Para o trabalho que necessite da utilização dos pés: além desses itens anteriores, os acionadores e pedais (utilizados pelos pés) devem ter posicionamento e dimensões que possibilitem fácil alcance e angulação adequada. Aqui, o exemplo é das costureiras que utilizavam aquelas máquinas cujo acionamento era por meio do pedal dos pés. Esses pedais devem, portanto, estar a uma distância adequada do trabalhador, bem como não ser muito "íngreme" (não ter um ângulo muito elevado com relação ao solo), não necessitar de uma força excessiva para ser acionado, ter boa área superficial para caber toda a planta do pé, além de outros.

Para atividade que devem ser realizados de pé: serem disponibilizados assentos para descanso em locas em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores. Ao abastecer o seu carro, procure, por exemplo, nos postos de combustíveis, se eles têm bancos, ou algumas cadeiras para os frentistas sentarem durante as pausas, ou mesmo se estão esperando para atenderem alguém. Esse é o exemplo desse item.

Fica um mapa mental para nunca mais esquecer.

UNIOESTE 2019
Considerando o disposto na Norma Regulamentadora 17 – NR 17, referente às condições de trabalho e às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, é CORRETO afirmar que:
(I) Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem atender aos seguintes requisitos mínimos: ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos ombros ao campo de trabalho e com a altura do trabalhador; ter área de trabalho de fácil alcance do manuseio pelo trabalhador; ter características dimensionais que possibilitem o fluxo e movimentação dos demais trabalhadores.
(II) Para trabalho que necessite também da utilização dos pés, os pedais e demais comandos para acionamento pelos pés devem ter posicionamento e dimensões que possibilitem fácil alcance, bem como ângulos adequados entre as diversas partes do corpo do trabalhador, em função das características e peculiaridades do trabalho a ser executado.
(III) Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto: largura ajustável à estatura do trabalhador; características de moderada ou alta conformação na base do assento; borda traseira arredondada; encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região cervical.
(IV) Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

a) Apenas I está correta.
b) I, II e III estão corretas.
c) II e IV estão corretas.
d)I e III estão corretas.
e) I e II estão corretas.

Gabarito: letra C está correta. As alternativas II e IV estão explicadas ao longo dessa postagem

Um grande abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 9 classes dos EPIs

Os tipos de SESMT (NR 4)

Obrigações do Empregador (NR 1)